Viva-bem / Dicas de saúde e bem-estar


Você conhece o autoexame testicular?

Saiba mais sobre o autoexame testicular e a prevenção do câncer de testículo, doença que atinge homens a partir dos 15 anos de idade. 

 

Saiba mais sobre o autoexame testicular e a prevenção do câncer de testículo, doença que atinge homens a partir dos 15 anos de idade.

Apesar de raro, representando apenas 5% dos casos de câncer em pessoas do sexo masculino, o câncer de testículo requer atenção e cuidado preventivo através do autoexame testicular. 

Geralmente, esse tipo de tumor aparece em homens com idade entre 15 e 50 anos (sendo mais comum dos 15 aos 35), de maioria branca, e especialmente em casos de pessoas que, quando bebês, desenvolveram a criptorquidia, que é quando os testículos ficam retidos no abdômen ao invés de se deslocarem para a bolsa escrotal.

No entanto, o câncer de testículo também pode aparecer em homens que não tiveram esse problema na infância, mas possuem outros fatores de risco como: infertilidade, histórico familiar da doença, infecção por HIV e a presença de algumas síndromes. 

 

Importância do diagnóstico precoce

 

Mesmo sendo um tipo de câncer facilmente tratado, o autoexame testicular é imprescindível para o diagnóstico precoce. Do contrário, caso não seja identificado a tempo, a consequência pode ser a infertilidade ou, em casos mais severos, pode ser necessária a retirada dos testículos.

Por isso, é importante que todo homem tenha conhecimento sobre o autoexame e pratique-o regularmente. A seguir, mostraremos o passo a passo para fazê-lo.

 

Como fazer o autoexame testicular?

 

O autoexame testicular deve ser feito pelo próprio homem, preferencialmente durante ou após o banho. Através dele é possível identificar quaisquer alterações nos testículos, como nódulos que podem indicar a presença de tumor, ou mesmo infecções.

A recomendação para se fazer o exame durante o banho é por conta do relaxamento da pele, que facilita a manipulação do escroto.

Desse modo, o passo a passo para fazer o autoexame testicular é o seguinte:

Antes de entrar para o banho, de pé, em frente ao espelho, observe se há alguma alteração na textura ou na cor do saco escrotal;

Posicione o dedo do meio junto com o indicador na parte de trás do testículo e coloque o dedão na parte de cima. Depois, deve-se deslizar o testículo entre os dedos para observar a possível existência de caroços ou outras alterações;

Encontre os pequenos canais que ficam localizados atrás ou em cima dos testículos (epidídimo e ductos deferentes, que são os canais por onde passa o esperma). Deve-se identificar esses canais para que não sejam confundidos com um gânglio inchado, por exemplo.

Vale ressaltar que o autoexame não deve provocar nenhum tipo de dor. Caso contrário, é importante ficar atento e procurar um médico.

 

Quando é hora de procurar o urologista?

 

A importância da realização do autoexame testicular está justamente no fato de se observar qualquer anormalidade antecipadamente, a fim de procurar ajuda médica o quanto antes.

Por isso, ao fazer o autoexame, o homem precisa ficar atento às seguintes alterações:

  • diferença muito grande no tamanho entre os testículos (é normal que um seja maior que o outro, porém não deve ser algo discrepante);
  • Presença de massa ou caroço duro no testículo;
  • Sensação de peso no saco escrotal;
  • Presença de dor na virilha ou parte inferior do abdômen;
  • Dor ou desconforto nos testículos ou escroto.

Ao identificar algum tipo de alteração, é hora de procurar ajuda especializada. O urologista é o médico especialista indicado para diagnosticar o problema e orientar sobre o tratamento mais adequado.