Viva-bem / Dicas de saúde e bem-estar


Metabolismo: 3 passos para acelerá-lo

As gordurinhas a mais quase sempre são atribuídas ao “organismo preguiçoso”. Porém, ele não é o único culpado.

A escolha errada dos alimentos, sedentarismo, e outros costumes do dia a dia acabam contribuindo para a lentidão do metabolismo e o ganho de peso. Para sair desse ciclo, é preciso acelerar o metabolismo! E é isso que vamos te ensinar nesse post!

 

Afinal, o que é metabolismo?

 

O metabolismo nada mais é do que diversos processos que o organismo faz naturalmente e que gastam energia. Para isso, ele transforma a caloria ingerida ou armazenada em “combustível energético”. Quanto mais acelerado, mais ele gasta caloria, ou seja, queima o que está acumulado e o que você ingeriu.

A velocidade do metabolismo é influenciada por diversos fatores como:

  1. Sexo: homem queima mais caloria do que a mulher;
  2. Idade: depois dos 40 anos, a cada década o metabolismo cai 5%, ou seja, fica mais lento;
  3. Músculos: quanto maior a massa magra, mais rápido o metabolismo;
  4. Hereditário: há o fator hereditário também, que influencia no metabolismo;
  5. Problema hormonal: alteração de alguns hormônios pode deixar o metabolismo mais lento. É o caso do que acontece com quem tem hipotireoidismo.

 

Como acelerar o metabolismo?

 

1 - Atividade física

 

Manter a atividade física em dia é essencial para acelerar o metabolismo. Além da própria prática já colaborar para isso, quanto mais massa magra a pessoa tem, mais ela queima calorias, mesmo em repouso. Estudos mostram que, enquanto um quilo de massa muscular queima 70 calorias por dia, a mesma quantidade de gordura no corpo queima apenas quatro calorias por dia.

 

2 - Coma mais vezes durante o dia

 

Quer acelerar o metabolismo e perder peso? Então coma mais vezes, em pequenas porções, durante todo o dia. Não passe mais de 3 horas sem se alimentar. Quem come pequenas porções e faz lanchinhos entre as principais refeições, acaba comendo menos, pois não fica com muita fome.

 

3 - Alimentos que aceleram o metabolismo

 

Alguns alimentos precisam de mais energia para serem digeridos. Com isso, fazem com que o metabolismo aumente e o corpo gaste mais energia. Os ricos em proteínas necessitam cerca de 30% a mais de energia. Alimentos como pimenta-vermelha, chá-verde, café, gengibre, canela e outros considerados termogênicos, aceleram a taxa metabólica basal e ajudam a eliminar peso.

As fibras também acabam colaborando, pois aumentam o tempo de digestão e fazem com que o organismo “se esforce mais”. Além disso, elas ajudam a evitar a prisão de ventre e a melhorar o trânsito gastrointestinal. Para isso, não se esqueça de beber bastante água. As fibras retém o líquido e colaboram para o intestino trabalhar melhor. As fibras também aumentam a sensação de saciedade e colaboram para a dieta.