Viva-bem / Dicas de saúde e bem-estar


Manchas na pele: conheça as principais causas

Sinais e manchas na pele podem indicar problemas graves, como câncer. Mas existem outras causas para o seu aparecimento. Confira no artigo.

As manchas na pele, que em princípio parecem inofensivas, apesar de incômodas, costumam estar relacionadas à exposição excessiva ao sol ou mesmo a algum ferimento. O uso de produto que gere sensibilidade também pode ocasionar manchas por conta de um processo inflamatório.

No entanto, seja qual for a causa, as manchas na pele devem receber atenção especial, pois podem ser os primeiros sintomas de doenças, incluindo o melanoma. E é justamente ele, o câncer de pele, o tipo mais comum de câncer no Brasil, correspondendo a 30% dos casos de tumores malignos. Por isso, uma vez notadas pintas, sinais ou manchas diferentes, é preciso procurar um dermatologista o mais breve possível.

Foi o que aconteceu com Brian Hamilton, assistente técnico de um time de hóquei americano. Quando a assistente de enfermagem Nadia Popovici, durante uma partida, reparou à distância numa verruga de formato e coloração irregulares e mandou para Hamilton um recado através da tela do celular recomendando que ele investigasse a mancha.

Ao procurar o médico do time, Brian foi encaminhado para uma biópsia, que confirmou ser um câncer de pele. Graças à atenção de Nadia, foi possível que o assistente técnico iniciasse rapidamente o tratamento.

O caso citado acima demonstra a importância da observação de manchas e sinais na pele como forma de prevenção, além, é claro, de outros cuidados necessários para evitar o problema, mesmo que ele não seja prejudicial à saúde.

Causas mais comuns de manchas na pele

Desde o excesso de sol até doenças sérias como o câncer, as causas de manchas na pele são bem variadas e distintas. Veja a seguir as mais comuns:

Exposição ao sol

Tempos prolongados de exposição ao sol, em horários impróprios e sem proteção são a principal causa de manchas na pele, principalmente na região do rosto, no colo, no dorso das mãos, e nas costas.

Ao se expor sem o uso de filtro solar, chapéus ou de roupas com proteção UV, os raios ultravioleta acabam queimando a pele, aumentando a produção de melanina e causando as marcas.

Fatores genéticos e hormonais

Além da exposição ao sol, fatores genéticos e hormonais também estão relacionados ao surgimento de manchas na pele como o melasma, que costuma aparecer no rosto e colo, sendo mais comum em mulheres com idade entre 20 e 50 anos.

Rosácea

Além das manchas na pele provocadas pelo sol, existem algumas doenças que podem desencadear o problema, como a rosácea, que é uma doença vascular inflamatória crônica, que atinge milhões de pessoas em todo o mundo. Apesar de ser mais frequente em mulheres de pele branca (dificilmente aparece na pele negra)

Sua origem é desconhecida e ainda não há cura para o problema, que costuma aparecer em forma de manchas avermelhadas, causando lesões inflamadas na região do nariz, testa, bochechas e queixo.

Psoríase

Além de manchas vermelhas, a psoríase também surge como forma de escamas secas e esbranquiçadas. É uma doença crônica que ocorre em ciclos, com sintomas que vem e vão.

Também de causa desconhecida, pode estar relacionada ao sistema imunológico e com fatores genéticos.

Micoses

As micoses são outra causa bem comum de manchas na pele. Costumam aparecer com mais frequência no verão, e são ocasionadas por fungos, causando coceira, vermelhidão e descamação em alguns casos. As manchas provenientes das micoses costumam ser grandes e sua forma fica limitada à região afetada.

Melanoma

O melanoma é uma causa grave de manchas na pele, pois trata-se de um tipo de câncer, que surge em forma de pintas mais escuras ou com muitas cores, geralmente de formato e tamanho irregulares.

Uma das principais características do melanoma é que as pintas que indicam sua presença costumam crescer e, em alguns casos, sangrar. A retirada é feita através de cirurgia, e o diagnóstico precoce é fundamental para o sucesso do tratamento.

Queimadura com limão

Apesar de não ser uma doença ou fator biológico, as manchas na pele causadas pelo contato com o limão são bem frequentes. Chamada de fitofotodermatose, elas aparecem em tons marrons e são consideradas um tipo de queimadura provocada pela reação de um componente químico da fruta com o sol. É um tipo de mancha que costuma desaparecer com o tempo, mas que vale o cuidado para tentar evitá-la.

E você? Notou algum tipo de mancha ou sinal diferente na pele? Não se esqueça de procurar um dermatologista sempre que se deparar com o aparecimento delas!