Viva-bem / Dicas de saúde e bem-estar


Dicas de saúde: veja como ter uma vida mais equilibrada e saudável

Com a correria do dia a dia e os muitos compromissos que surgem, é natural que nos esqueçamos de dar mais atenção à saúde e sobre a importância de buscar uma vida equilibrada, seja no âmbito físico, mental ou emocional.

Uma boa noite de sono, alimentação balanceada e exercícios físicos diários são a chave para ter mais saúde e disposição.

Com a correria do dia a dia e os muitos compromissos que surgem, é natural que nos esqueçamos de dar mais atenção à saúde e sobre a importância de buscar uma vida equilibrada, seja no âmbito físico, mental ou emocional. Contudo, para se ter uma vida saudável não é preciso muito esforço: a prática de atividades físicas e a mudança de hábitos rotineiros já são um grande passo e podem trazer mudanças muito importantes na busca por mais qualidade de vida e longevidade. Para ajudar você, separamos uma lista com algumas dicas de saúde que podem ser postas em prática imediatamente. Vamos conferir? Dicas de saúde: 6 passos para uma vida saudável e equilibrada Confira a seguir uma lista com seis atitudes que podem promover mais saúde e bem-estar na sua rotina: 

  1. Tenha uma alimentação balanceada Uma alimentação balanceada é o pilar central de uma vida saudável. Quando você se alimenta mal, isso traz consequências negativas ao corpo, como a alteração em exames, a obesidade, o surgimento de doenças metabólicas e, inclusive, o aumento da ansiedade. Por isso, sempre priorize os alimentos ricos em proteínas, aumente o consumo diário de frutas e verduras, diminua a quantidade de frituras e ingira ao menos dois litros de água por dia. O seu corpo agradece e a sua mente também!
  2. Pratique exercícios físicos Essa pode ser uma tarefa difícil para você, assim como é para muitas outras pessoas. Por isso, não tenha a obrigação de ir para uma academia. Procure fazer a atividade física que lhe traz mais prazer. Que tal uma corrida no parque? Ou então uma aula de natação? Seja como for, coloque o seu corpo em movimento. Além de fazer muito bem para a saúde física, os exercícios regulares também reduzem a ansiedade e aliviam a depressão.
  3. Não trabalhe em excesso Tudo que fazemos em excesso se torna prejudicial. Assim como muitas pessoas têm vícios em jogos ou substâncias químicas, outras acabam se viciando no trabalho. O resultado, assim como o de qualquer vício, não é bom. A partir do momento que você tem um único interesse, as relações pessoais e familiares acabam se desgastando. É natural querer crescer na carreira e dar o melhor de si, mas lembre-se de observar os seus limites com atenção.
  4. Dedique um tempo ao lazer O que você mais gosta de fazer? Ler, assistir televisão, pedalar, pescar? Todos nós temos os nossos hobbies e dedicar um tempo a eles é essencial para mantermos uma boa saúde mental. Por isso, dedique ao menos uma hora por dia para o seu lazer. Se não puder dispor de uma hora, dedique 30 ou 15 minutos, que seja. O importante é você ter um momento para si e para as coisas que gosta, sem preocupações e cobranças.
  5. Tenha uma boa noite de sono Uma boa noite de sono é reparadora. Para uma vida mais saudável e equilibrada, durma de 6 a 8 horas diárias. Não fique trabalhando até tarde e, ao deitar, não faça atividades que possam afastar o sono, como assistir muito à televisão ou mexer no celular. Caso fique muito difícil relaxar na hora de dormir, tome um chá de ervas naturais, ouça músicas calmas, leia um livro ou pratique uma meditação guiada. Utilizar substâncias para induzir ou prolongar o sono não deve ser uma alternativa, pois além de diminuir a qualidade do seu descanso, os remédios podem se tornar um vício. No entanto, em casos mais crônicos, não deixe de procurar um médico, pois só ele poderá orientar sobre o tratamento adequado para a insônia e o uso de medicamentos.
  6. Crie uma organização financeira Seja consciente ao consumir. Quanto mais você compra, mais vontade você tem de comprar e menos sossego você tem. Quando nossas finanças estão desorganizadas, ficamos nervosos, ansiosos e perdemos a qualidade de vida. Por isso, não faça dívidas que você não pode pagar. Crie uma organização financeira. Anote o quanto você ganha e o quanto você gasta, sempre lembrando de guardar um valor para as emergências. Somente dessa forma você terá controle sobre o seu dinheiro e conseguirá gastar cada vez menos. Uma vida mais saudável depende apenas de você Comece hoje mesmo e coloque em prática as nossas dicas de saúde. Não se cobre tanto, comece aos poucos e vá melhorando a cada dia. Uma vida equilibrada e saudável traz mais alegria, disposição e vontade de viver. Dê o primeiro passo e sinta as primeiras diferenças! E lembre-se: cuidar da saúde também significa agir de forma preventiva. Portanto, não deixe de fazer seu check-up anual, e procure ajuda médica sempre que julgar necessário.